segunda-feira, 2 de março de 2009

Plano de Ensino

Serviço Público Federal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



CÓDIGO: EED5118
DISCIPLINA: Seminário Temático: EDUCAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS CRÉDITOS: 02
Profa. Ida Mara Freire

Ementa: Educação processos de exclusão e inclusão. Noções de diferenciação individual e social e sua repercussão no contexto escolar: Alteridade, Diálogo, Acolhimento e Ética na Educação.
Súmula
Noções de diferenciação individual e social e sua repercussão no contexto escolar: Alteridade, Diálogo, Acolhimento e Ética na Educação.


OBJETIVO GERAL E/OU ESPECÍFICO:
• Proporcionar ao estudante estudo dos processos de exclusão e inclusão envolvidos nas relações intergrupais e interindividuais e identificar suas repercussões no contexto escolar.
• Examinar as noções Alteridade, Diálogo, Acolhimento e Ética na Educação.
• Examinar a prática pedagógica no trato da diferença [social e individual] no ambiente educacional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I: A diferença na escola
Diferenças individuais
Diversidade Cultural

LEITURA: REGO, Teresa Cristina. Educação, cultura e desenvolvimento: o que pensam os professores sobre as diferenças individuais. In: AQUINO, Julio Groppa. Diferenças e preconceito na escola: alternativas e práticas. São Paulo, Summus Editorial. 1998

Unidade 2: Políticas da Diferença
A igualdade e suas implicações
LEITURA: DERRIDA, Jaques e ROUDINESCO, Elisabeth. Políticas da Diferença. In: DERRIDA, Jaques e ROUDINESCO, Elisabeth. De que amanhã...Diálogo. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. 2004.

Unidade 3: Estereótipos, Estigma e Preconceito: o corpo na educação
Juízo Perceptivo e a formação dos Estereótipos
Estigma: a identidade deteriorada
O preconceito no ambiente escolar
LEITURA: GOFFMAN, Erving. (1988), Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Márcia B.M.L. Nunes. 4ª. Ed. Rio de Janeiro, Guanabara. p.137-150.
TAJFEL, Henri. (1982), Grupos humanos e categorias sociais. Tradução de Lígia Amâncio. Lisboa, Livros Horizonte; vol. I e II.

Unidade 4: Identidade e Diferença – o eu e o outro
Identidade e diferença:
LEITURA:
HALL, Stuart. (2004), A Identidade cultural na pós-modernidade. 9ª . ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&ª.
TAJFEL, Henri. (1982), Grupos humanos e categorias sociais. Tradução de Lígia Amâncio. Lisboa, Livros Horizonte; vol. I e II.
WOODWARD, Kathryn. (2004), Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: T.T da Silva (org) 3ª. Ed. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes. p.7-72.


Unidade 5: Alteridade, Diálogo , Acolhimento e (Est)ética na Educação Contemporânea.
Diálogo entre as diferenças
Imagens e Percepção do Outro
LEITURA: FREIRE, Ida Mara. (2008) Para além do belo e do movimento: ensino e apreciação da dança. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra, TORRES, Vera Org. Pesquisas em Dança Vol.I. p.73-85.


BIBLIOGRAFIA SELECIONADA:
ARENDT, Hannah (1993) A dignidade da Política. Rio de Janeiro. Relume-Dumará.
AQUINO, Julio Groppa. (1998) Diferenças e preconceito na escola: alternativas e práticas. São Paulo, Summus Editorial. 1998
BURBULES, Nicholas & RICE, Suzanne (1993) Diálogo entre as diferenças: continuando a conversação. in: SILVA, Tomaz. (org. ) Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas.
DUQUE-ESTRADA, Paulo César (2001) Ética e Desconstrução em Derrida. Rio de Janeiro: Loyola.
ELIAS, Nobert (a confirmar) Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, Zahar
GOFFMAN, Erving. (1988), Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Márcia B.M.L. Nunes. 4ª. Ed. Rio de Janeiro, Guanabara. p.137-150.
GONÇALVES SILVA, Petronilha Beatriz. (2002) Experiências Étnico-Culturais para a Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica.
HALL, Stuart. (2004), A Identidade cultural na pós-modernidade. 9ª . ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&ª.
LARROSA, Jorge & LARA, Nuria Pérez (1998) Imagens do Outro. Petrópolis RJ: Vozes.
MERLEAU-PONTY, Maurice (2004), “ O homem visto de fora”. In: M. Merleau-Ponty. Conversas -1948. São Paulo: Martins Fontes.
SERIE PENSAMENTO NEGRO E EDUCAÇÃO. (2002) Multiculturalismo e a Pedagogia Multirracial e Popular . Florianópolis: Atilènde, v. 8, dezembro.
PAIXAO, Marcelo Jorge P. (2003), Desenvolvimento Humano e relações raciais. Rio de Janeiro, DP&A.
SINGER, Peter. (1994), “A Igualdade e suas implicações”, in P. Singer. Ética Prática. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo, Martins Fontes, p.25-64.

TAJFEL, Henri. (1982), Grupos humanos e categorias sociais. Tradução de Lígia Amâncio. Lisboa, Livros Horizonte; vol. I e II.
WOODWARD, Kathryn. (2004), Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: T.T da Silva (org) 3ª. Ed. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes. p.7-72.

Atividades de Ensino-Aprendizagem

Leitura e Escrita: a aula será pautada nas atividades de leitura e escrita acerca de temas propostos pela coordenadora e participantes do seminário.

Ler para aprender – escrever para aprender
Texto: BERNARDO, Gustavo. Educação pelo argumento. Rio deJaneiro: Rocco; 2000.

Maneiras de estudar
Texto: NORTHEDGE, Andrew. Técnicas para estudar com sucesso. Tradução: Susana M. Fontes e Arlene D. Rodrigues. Florianópolis SC, The open University e UFSC, 1998.



Avaliação
Participação e Freqüência.
Elaboração de textos breves de sistematização de estudos.
Apresentação de textos.
Elaboração do trabalho final.

E-mail: idamara@ced.ufsc.br
www.processosinclusivos.blogspost.com/

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