sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sêneca e a ira

Professora, sobre o filme que a senhora passou sobre Sêneca

Minha opinião sobre o filme (não diretamente sobre a teoria do Sêneca), o Dr. do filme falou mais em ser pessimista e não otimista, acredito que com essa visão provavelmente as pessoas não teriam desilusões, o que não traria o sentimento de raiva, porem no meu ponto de vista o fato das pessoas se tornarem pessimista e não otimistas, iria diminuir consideravelmente o numero de pessoas com raiva, porem iria aumentar significativamente o numero de pessoas com depressão.

Imagine, a senhora sendo pessimista sempre, isso iria acabar criando medo, você começaria a pensar em coisas que poderiam dar errado e deixaria de fazer muitas coisas, e alem disso acabaria não deixando entes queridos fazer certas coisas já que você veria o perigo em muitas coisas. Por exemplo, as crianças experimentam muitos movimentos e muitas “coisas” que a maioria dos adultos não fariam, já que a criança não pensa no perigo que aquele movimento ou aquela “coisa” pode lhe oferecer, e por tanto acaba fazendo-o, já um adulto tendera a ver o risco que aquilo lhe oferece e muitas vezes acaba não experimentando algo porque ele o julga perigoso.

Alem disso ao ser pessimista não teríamos motivações para fazer muitas coisas, já que estaríamos pensando sempre coisas ruins que poderiam acontecer, e não pensaríamos nas coisas boas que poderia acontecer, o que acabaria “matando” o nosso potencial de desenvolvimento (tanto financeiro como social).

Acredito ainda que com esse pessimismo acabaríamos tendo uma sociedade sem muita violência (já que não teríamos a raiva) porem teríamos índices de suicídio altíssimos.

Concordo com o Dr. que sendo pessimista nos não nos decepcionaremos, e seja lá o que aconteça ira apenas confirmar nossas expectativa ou ira nos surpreender de uma maneira boa, mas o excesso de pessimismo nos tornaria uma pessoa “vazia”.

Acredito (com base apenas no filme) que o que Sêneca quis nos passar é que devemos sempre estar preparado para coisas imprevistas, para que quando alguma coisa ruim (e/ou fora dos nossos planos) nos aconteça, não sejamos pegos totalmente de surpresa, e que essa preparação nos permita contornar a situação “ruim” para que possamos dar continuidade aos nossos planos, sem que estes sejam muito afetados.




Bom feriadão
abraços
Emerson P. Damiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário